sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Tolice ou inocência?

Por Alinne Teles
Aplicações financeiras com promessas de retorno rápido e lucro garantido atraem milhares de pessoas de todas as raças e crenças. No Brasil, por exemplo, o Grupo Avestruz Master, presidido pelo já falecido empresário, Jerson Maciel da Silva, vendeu avestruz para cerca de 60 mil investidores. A empreitada era boa, com lucros de até 11% ao mês. Ouro de tolo. O senhor de cabelos brancos e chapéu de couro que gastava rios de dinheiro com festas e restaurantes de luxo encantava a todos, principalmente quando estacionava sua Ferrari vermelha. Pessoas ricas e pobres, intelectuais ou visionárias encontraram um ponto de afinidade. Todas foram ludibriadas. Atualmente Grupo Avestruz Master responde por processos judiciais movidos por credores. Mas se você pensa que só brasileiro cai no conto da carochinha, isso também é um erro. Milhares de chinês aplicaram dinheiro em criatórios de formigas exóticas. Segundo dados informados pela Reuters - agencia de notícia internacional, o rombo foi de US$ 439 milhões. Tem gente que acredita em tudo, né. Até em formigas afrodisíacas. Veja abaixo a matéria.

China executa criador de "formigas afrodisíacas"

A China executou o líder de um esquema fraudulento de criação de formigas para a produção de afrodisíacos, responsável pela perda de 3 bilhões de iuanes (US$ 439 milhões) por parte de investidores, informou nesta quinta-feira a agência estatal de notícias Xinhua.

Wang Zhendong foi executado na quarta-feira na província de Liaoning, no nordeste do país, afirmou a Xinhua, citando uma autoridade local. O projeto fictício de criação de formigas liderado por Wang aparece com destaque em pôsteres e outros materiais educativos do governo, que alertam para o risco de esquemas de pirâmide e outras formas de investimento que parecem boas demais para serem verdadeiras.

Wang prometia retornos de 35% a 60% aos investidores de seu projeto fictício, disse a Xinhua. As formigas deveriam ser usadas para a fabricação de licores, remédios de ervas e afrodisíacos. Um investidor cometeu suicídio após perceber a fraude, e muitos outros entraram em depressão, acrescentou a Xinhua.
Fonte: Reuters

Link:http://noticias.terra.com.br/mundo/interna/0,,OI3359354-EI10495,00-China+executa+criador+de+formigas+afrodisiacas.html

Um comentário:

Lidiani Feliciano disse...

Ki bunitinho. Achei legal o seu texto informativo. Eu não sabia e fiquei muito surpresa. Existem pessoas e pessoas,né...Penso que nesses casos, é tolice mesmo e também ganância misturada com a idéia de dinheiro fácil.
Bjocas!